quinta-feira, 20 de junho de 2013

PROVAVELMENTE JÁ OUVIU FALAR DE "PERNA CURTA FALSA"



Muitas das dores sentidas no corpo, sejam nos pescoço, nos ombros, nas costas, nos joelhos, ou pés podem ter origem numa diferença de comprimento entre os membros inferiores.

 

O síndrome da perna curta, chamada cientificamente de dismetria dos membros inferiores, é uma situação em que uma perna é mais curta que a outra. A diferença entre elas pode variar de menos de 1 centímetro até vários centímetros e quanto maior for esta diferença, mais desconforto o indivíduo irá sentir e pior será o prognóstico.
Cerca de 90% da população tem uma perna mais curta que a outra.

É comum que o indivíduo diagnosticado com perna curta também sofra com outros problemas de saúde como dores nas costas, nos ombros, no pescoço, nos joelhos e pés. E todos estes problemas podem estar relacionados entre si, pois como uma das pernas é mais curta, o corpo terá que se adaptar a esta realidade adotando posturas compensatórias incorretas que com o passar do tempo podem causar dores e inflamações e desgaste nas articulações.
Contudo, o que queremos abordar neste espaço é que existem pessoas que tem uma perna anatomicamente mais curta que a outra (comprovado com recurso a EDC como o RX Extra Longo da coluna vertebral com medição de membros inferiores), a chamada de perna curta verdadeira e existem outros que revelam ter uma perna curta falsa, e porquê a designamos por curta falsa.
 
O que é
a “Perna curta falsa”

Ao contrário da perna verdadeiramente curta que resulta de alterações anatómicas dos membros inferiores (na maioria dos casos genético), a perna curta falsa surge como uma consequência do desnivelamento da bacia.
Essa alteração postural pode ser causada pelo aumento da tensão muscular de alguns músculos das costas e dos quadris que arrastam um dos lados da bacia para cima. Isso daria a impressão de que o membro inferior desse lado estaria maior que o do outro lado, mesmo que não estivesse.
Entre outros fatores desencadeantes, destacamos as alterações fisiológicas da coluna vertebral, entre elas e a mais comum a escoliose – (desvio lateral da coluna).
 

Tratamento para
a “Perna curta falsa”

Tratamento Osteopático – Baseia-se em normalizar as disfunções articulares e favorecer o equilíbrio, por isso é tão rápido e eficaz.  As respostas são da ordem de 90% no mínimo, e só em raros casos é que não corrige totalmente a diferença, mas diminui a diferença inicial.