domingo, 9 de junho de 2013

DORES MUSCULARES





Dores musculares e dores são comuns e podem envolver mais de um músculo. A dor muscular pode também envolver os ligamentos, tendões, fáscias, e tecidos moles que ligam músculos, ossos e órgãos.


A dor muscular encontra-se fortemente relacionada à tensão, ao uso excessivo ou a lesões musculares resultantes do exercício ou do trabalho fisicamente exigente. Nestas situações, a dor tende a envolver os músculos e inicia-se durante ou logo após a atividade. Geralmente é óbvio que a atividade está causando a dor. A dor muscular pode ainda ser um sinal de transtornos que afetam o organismo, tais como: determinadas infeções (incluindo a gripe) e distúrbios que afetam os tecidos conjuntivos em todo o corpo (tais como o lúpus).
Uma causa comum de dores e dores musculares é fibromialgia, uma condição que inclui tensões nos músculos e tecidos moles circundantes, dificuldades de sono, fadiga e dores de cabeça.


Causas

 As causas mais comuns são:
·         Lesão ou trauma, incluindo entorses e distensões.
·         O uso excessivo e repetitivo de um ou mais músculos.
·         Tensão ou stress.
A dor muscular pode também ser devida a:

Alguns medicamentos, incluindo:

Ø       Inibidores da ECA para reduzir a pressão arterial.
Ø       Cocaína.
Ø       Estatinas para baixar o colesterol.

•Dermatomiosite (doença do tecido conjuntivo)
desequilíbrios de eletrólitos como muito pouco potássio e cálcio
fibromialgia
infeções, incluindo: 
Ø       Influenza (gripe)
Ø       doença de Lyme
Ø       malária
Ø       abscesso muscular
Ø       Poliomielite
Ø       febre maculosa
Ø       triquinose (lombriga)
Lupus
Polimialgia Reumática (PMR)
Polimiosite (doença do tecido conjuntivo)
Rabdomiólise (síndrome causado por danos na musculatura esquelética)
Causas


Cuidados a ter

Para a dor muscular por excesso de uso ou lesão recomenda-se repouso; ingestão de paracetamol ou ibuprofeno; Aplicar gelo pela primeira 24-72 horas de uma lesão para reduzir a dor e inflamação. Depois disso, o calor, muitas vezes sente-se mais suave.
Dores musculares por excesso de uso e fibromialgia costumam responder bem à massagem, a suaves exercícios de alongamento e repouso.

O exercício regular pode ajudar a restaurar o tónus muscular adequado. As caminhadas, ciclismo e natação são boas atividades aeróbicas para tentar.
Reduzir o stress, relaxar  e dormir as horas necessárias.
 


Prevenção
 
• Aqueça-se antes do exercício.
• Alongar antes e após o exercício.
• Beba muitos líquidos antes, durante e após o exercício.
• Caso trabalhe na mesma posição a maior parte do dia (como estar sentado em frente a um computador), deve esticar os membros, pelo menos a cada hora.

Fonte: Artigo publicado e atualizado na Medline Plus em 2011 por: Linda J. Vorvick, MD, Diretor Médico, MEDEX Divisão Noroeste de Estudos Médico Assistente, Uinversity de Washington School of Medicine. Também revisado por David Zieve, MD, MHA, Diretor Médico, ADAM, Inc.