quinta-feira, 13 de junho de 2013

EXERCÍCIOS DIÁRIOS PARA FORTALECER A COLUNA VERTEBRAL


 
A prática regular e adequada de certos exercícios contribui para o fortalecimento da coluna vertebra e no alívio das dores. Quando realizado de uma forma progressiva e cuidada, surge um aumento da circulação sanguínea que por sua vez permite o transporte de um maior aporte de nutrientes essenciais para os discos intervertebrais da coluna, dos tecidos peri-articulares, das articulações e dos músculos.


Conheça alguns exercícios que podem ajudar a aliviar e a prevenir as dores nas costas. Pensa-se frequentemente que descansar e ficar na cama é a melhor maneira de se livrar da dor ou do desconforto, mas isso pode realmente impedir o restabelecimento bem como agravar o quadro clínico - as dores que sente nas costas. 
Assim, e de uma forma mais prática e menos dispendiosa, vamos referir alguns exercícios que pode realizar em casa sem que ter que recorrer a ginásios ou a equipamentos. Ser-lhe-á apenas exigido que dispensa poucos minutos do seu tempo.
Estes exercícios permitirão melhorar a mobilidade e estabilizar a coluna, tonificar e relaxar os músculos, reduzir e ajudar a prevenir dores nas costas. Permitam ainda, alongar e equilibrar os principais grupos musculares que se ligam à coluna vertebral.
Para quem sofre de dores lombares crónicas a prática diária destes exercícios certamente irão contribuírem para algum alívio das dores. No entanto, antes de praticar a sequência de exercícios que se seguem, é importante consultar o seu médico, osteopata ou fisioterapeuta primeiro para uma avaliação especializada.
Assim, sugerimos que diariamente realize uma sequência de 3  exercícios, de preferência logo de manhã ao acordar e ao final do dia antes de adormecer. Serão apenas necessário cerca de 5 minutos do seu tempo que lhe proporcionarão no futuro grandes benefícios osteoarticulares.
 
Exercício 1 – Posição do "Gato e do Camelo"
 
 
Um exercício útil de partida é, o movimento suave da coluna controlado com a posição caraterísticas de um gato e de um camelo.
Primeiro arqueia as costas para o teto, como se fosse um gato bravo. Aumenta o movimento com uma inspiração profunda. De seguida, expire, e mantenha o abdómen firme, e solta o peito em direção ao chão e levante ligeiramente a cabeça, como se pode observar na figura acima.
Repita esta sequência de exercícios no mínimo 3 vezes. (de manhã ao se levantar e à noite antes de se deitar).
Este exercício permite alongar suavemente o tecido conjuntivo em torno de suas raízes nervosas.
Praticar a posição do "gato e camelo" vai ajudá-lo a aprender uma boa coordenação de movimentos da sua coluna.
Exercício 2 – Posição do Cão de Caça
 
Coloca-se de joelhos e com os braços bem estendidos e as palmas das mãos abertas no chão, como um cão.
Contraia os músculos abdominais em direção à sua coluna,  sem se desviar do eixo longitudinal da coluna ou da bacia.
De seguida, estique totalmente uma das pernas bem para trás e em simultâneo faça o mesmo com o braço oposto.
Mantenha-se firmemente nessa posição durante poucos segundos  e de seguida, volte à posição inicial.
Repita o exercício pelos menos 3 vezes.

Exercício 3 – Flexão da coxa sobre a bacia

Para finalizar a nossa sequencia, coloca-se em decúbito dorsal (de costas).
Dobre as pernas sobre a bacia e abrace os joelhos com as mãos entrelaçadas de modo a permitir uma aproximação de ambos.
De seguida, puxe os joelhos em direção ao peito e mantenha-se firmemente nesta posição durante alguns segundos Termine o exercício estendendo levemente as pernas sobre o chão.
Execute apenas uma só vez.