domingo, 13 de outubro de 2013

ALÍVIO QUE VEM DAS MÃOS


Dores na lombar, no pescoço, nas articulações e dores de cabeça. São muitas as razões que levam os pacientes a procurar um osteopata. Uma abordagem médica natural ainda em ascensão em Portugal, mas muito comum na América do Norte e na Europa do Norte, ganha cada vez mais adeptos que buscam ajuda para problemas do sistema musculosquelético. O tratamento é feito por meio de técnicas de manipulação, em que o profissional manipula as articulações com um movimento rápido de baixa amplitude com precisão, promovendo a restauração da função articular e, com isso, provocar um relaxamento da tensão muscular.

As técnicas osteopáticas revelam outros benefícios, em que os pacientes relatam melhorias noutras áreas da saúde para além da melhoria da dor pontual que os conduziram ao consultório. A melhoria do seu bem-estar ocorre porque ao aliviar a pressão sobre os nervos que se encontram comprimidos, aumenta-se o fluxo sanguíneo e melhora a irrigação dos órgãos.

São inúmeras as razões que podem gerar transtornos na coluna. A má postura adotada no dia a dia é com certeza uma das principais razões. No entanto, podemos referir ainda os esforços repetitivos, fatores genéticos, alterações morfológicas da coluna, fatores reumatológicos, degeneração ou envelhecimento das estruturas, alterações psicossociais, sedentarismo, traumas, entre outros.

A consulta com um osteopata começa com a história clínica, abordagem de algumas questões, interpretação de alguns exames de diagnóstico complementar, observação geral do corpo, palpação dos tecidos, realização de um conjunto de provas e de testes quer de natureza ortopédica quer osteopáticas para se chegar a um diagnóstico preciso sobre a causa da disfunção somática que apresenta. Após a definição do respetivo diagnóstico é proposto ao paciente um Plano de Tratamento adequado, que varia no número de sessões consoante a gravidade e natureza da lesão. Propõe ainda algumas orientações e exercícios para a recuperação e a prevenção de lesões a realizar no seu dia a dia.

O tratamento é feito por meio de técnicas de manipulação, em que o profissional manipula as articulações com um movimento rápido de baixa amplitude e com precisão, promovendo a restauração da função articular e, com isso, provocar um relaxamento da tensão muscular.

Certifique-se de que o profissional tem formação de nível superior em Osteopatia.