quinta-feira, 4 de abril de 2013

60% DOS CABELEIREIROS QUEIXAM-SE DE DORES ARTICULARES E MUSCULARES



 
 


De acordo com um estudo realizado pelo departamento de ortopedia das Clínicas de São Paulo no Brasil, seis em cada dez cabeleireiros tem fortes dores na coluna, pernas e braço. Não são os únicos, outras profissões tais como dentistas, técnicas de manicure também apresentam este tipo de lesões músculo-esqueléticos no exercício das suas atividades.
Trata-se de profissões que exigem elevados movimentos repetitivos, executados quase sempre na mesma posição (postural), utilizando quase sempre os mesmos músculos e articulações.
As lesões mais comuns são as dores lombares (lombalgias), escapulalgias, braquialgias, tendinites quer do músculo supre-espinhoso quer da articulação do punho e dores nos membros inferiores, por vezes acompanhadas por dormências e formigueiro.
Cuidados a ter em conta:
·       Alternar em intervalos de 15 minutos para uma posição diferente da que habitualmente é adotada, permitindo um relaxamento das cadeias musculares em esforço;
·       Promover o alongamento dos músculos evitando a fadiga muscular;
·       Adotar uma postura correta, minimizando o gasto do tónus muscular;
·       No caso dos cabeleireiros, deve-se ajustar a cadeira onde se encontra posicionado o cliente a uma altura adequada, minimizando o esforço despendido pelos músculos da região escapular e dos braço.

Sempre que surgem as primeiras dores musculares e articulares com uma ocorrência de certa forma persistente, é aconselhável a ida a um profissional de cuidados médicos (entre os quais, o osteopata) o mais breve possível para tratamento das lesões ocorridas pelo excessivo prolongamento da posição postural e repetição dos movimentos, evitando o agravamento das mesmas.

Sérgio Pereira
Osteopata licenciado pela Oxford Brookes University