segunda-feira, 1 de julho de 2013

O USO REPETITIVO E PROLONGADO DO RATO PODE GERAR VÁRIAS LESÕES



Uso incorreto e repetitivo de um rato pode levar a uma condição conhecida como Lesões por Esforços Repetitivos (LER), entre elas as tendinites. "Formigueiro, dormência e fraqueza muscular no antebraço e mãos são os primeiros sinais de sobrecarga dos tendões.

A exposição a forças repetitivas, como vibração, posição anormal da mão e do pulso são diferentes causas de lesão. Por esta razão, o uso excessivo de novas tecnologias gera 29% mais vezes o surgimento de tendinites do que outros empregos, refere Jorge Boretto, especialista em cirurgia da mão e membro da Associação Argentina de Cirurgia Hand (AACM).
O uso repetitivo e prolongado do rato pode gerar várias lesões, o que limita as funções da mão, punho e dos dedos," explica o Dr. Aldo Falco, presidente da AACM. Algumas estatísticas revelam que aproximadamente 50% das pessoas que passam mais de oito horas por dia à frente de um computador, sofrem deste tipo de lesão.

De acordo com o Dr. Álvaro Muratore da AACM: "Aqueles com maior risco quase sempre têm mais de vinte anos." As mulheres são mais propensas a tendinite por uma questão hormonal que é muito comum em mulheres grávidas.

 

Patologias
associadas:

·         Tendinite: inflamação aguda ou crónica dos tendões.

·         Tenossinovite: inflamação aguda ou crónica das bainhas dos tendões.

·        Síndrome de de Quervain: é uma afeção caraterizada pelo espessamento fibroso da bainha comum dos tendões do polegar.

·         Síndrome do Radial: compromisso do nervo radial na extensão do braço até ao cotovelo.

·        Síndrome do Túnel do Carpo: contração do nervo mediano no túnel do carpo. É resultado da extensão do punho e da força excessiva aplicada na ponta dos dedos para pressionar o botão do rato.

·        Epicondilite: inflamação dos tendões do cotovelo causada por movimentos excessivamente repetitivos ou efetuados com demasiada intensidade.

 

Dicas
para evitar lesões:


Posicionar o teclado a um nível mais baixo do que o cotovelo. Desta forma, os ombros e os pulsos permanecem numa posição mais relaxada.
Evitar ratos demasiado pequenos, o ideal é que o rato tenha curvaturas de modo a promover a extensão do punho de 10 a 15 graus e que tenha a largura suficiente para que não faça movimento de pinças com os dedos.
Use uma almofada de borracha entre o teclado e a mesa.
Os antebraços devem estar apoiados, tanto a teclar tanto no uso do rato.
Fazer pausas periódicas durante o dia de trabalho e realizar exercícios de alongamento dos flexores e extensores do punho e dos dedos.
Para alongar os punhos e prevenir doenças como a do túnel do carpo e a tendinite, os especialistas aconselham juntar as palmas das mãos (dedos apontados para o teto) e empurrar os calcanhares das mãos em direção ao chão, segurando por 15 segundos. Depois, coloque as palmas das mãos juntas com os dedos apontados para o chão e empurre os calcanhares das mãos em direção ao teto.