segunda-feira, 7 de maio de 2012

7 MILHÕES DE PORTUGUESES SOFREM DE DORES NAS COSTAS

De acordo com um estudo efetuado pela empresa SPIRITUC - Investigação Aplicada, 72,4% da população portuguesa revela que tem ou já sofreram dores nas costas, sendo deste modo a segunda causa mais apontada para uma ida ao médico.

As causas que provocam este tipo de dores são inúmeras, desde as mais simples tal como erros de postura, falta de exercício físico às mais complexas tais como as que se manifestam devido à presença de doenças autoimunes (ex. espondilite anquilosante, artrite reumatoide, lúpus eritematoso, entre outros) e dores associadas ao aparecimento de  processos degenerativos (tal como osteoporose, artroses nos processos articulares).

As manifestações mais frequentes de dores nas costas são desencadeados por processos inflamatórios nos tecidos moles (músculos) da região dorsal e lombar (na sua maioria fruto das causas mencionadas no paragrafo anterior) tais como lombalgias e dorsalgias. De seguida aparecem com maior incidência as lesões ao nível dos processos articulares da coluna vertebral, tais como a protusões e herniais discais.

TRATAMENTO OSTEOPÁTICO é cada vez mais procurado pela população portuguesa, uma vez que procura reequilibrar o corpo recorrendo a uma terapia manual evitando deste modo em muitas situações evitar métodos mais evasivos tal como a cirurgia.


Sérgio Pereira
Licenciado em Osteopatia pela Oxford Brookes University.